Vem aí a Universidade Emancipa

Você já pensou em cursar uma universidade que tenha como prioridade utilizar o melhor do conhecimento acadêmico para melhorar a vida de seu povo? E que tenha como pilares a gratuidade, o compromisso social e a educação democrática e popular?

Com o apoio de intelectuais, professores universitários e profissionais das mais diversas áreas surge a Universidade Emancipa como espaço de formação política, pedagógica e cultural popular, com o objetivo de escancarar as portas do conhecimento aprisionado nas universidades e se transformar em ferramenta de transformação e defesa da educação pública, gratuita e de qualidade como direito de todas e todos. Por outro lado, este projeto também é uma proposta de engajamento da intelectualidade no processo mais amplo de educação popular.

Em 2017 a Rede Emancipa completa 10 anos de educação popular. Em um década avançamos para todo o país com cursinhos pré-universitários populares e gratuitos mas também alfabetização de jovens e adultos, educação infantil e esportes. Agora damos um passo adiante e queremos compartilhar amplamente essa construção.

A pedra fundamental da Universidade Emancipa será lançada no dia 15 de julho, um sábado, às 10h com um debate aberto sobre “Educação e Política”. O formato será um círculo com vários professores universitários, intelectuais e a militância da Rede Emancipa para discutir o tema. Este debate é parte de um ciclo que se estenderá até o fim do ano e abarcará uma série de temas como partes de projeto piloto de divulgação e discussão sobre a Universidade Emancipa.

Confira abaixo o calendário e participe:

15 de Julho
Tema: Educação e Política – Círculo de Inauguração da Universidade Emancipa
Educadores convidados: Lisete Arelaro, Silvio Almeida, Alvaro Bianchi, Daniela Mussi, Ruy Braga, Alexandre Benoit, Marcela Rufato, Nayara Côrtes, Juliano Niklevicz, Gilberto Franca, Roberto Goulart, Francisco Miraglia,Annie Schmaltz Hsiou …
Local: Escola Estadual Carlos Ayres – Av. Dona Belmira Marin, 595, no Grajaú, zona sul de São Paulo

19 de Agosto
Tema: Revolução Russa
Educador responsável: Alvaro Bianchi
Local a confirmar

16 de Setembro
Tema: Mulheres
Educadora responsável: Daniela Mussi
Local a confirmar

7 de Outubro
Tema: A realidade brasileira
Educador responsável: Ruy Braga
Local a confirmar

4 de Novembro
Tema: Negritude
Educador responsável: a confirmar
Local a confirmar

Link do Evento no Facebook:  Link

 

Comentários