Zé Claudio e Maria (Marabá/PA) ‹ Rede Emancipa

Zé Claudio e Maria (Marabá/PA)

O Cursinho foi criado como projeto de extensão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA (Antiga UFPA Campus de Marabá). Atualmente contamos com 50 alunos e 12 professores voluntários. O nome do cursinho homenageia o casal de ambientalistas assassinados no Pará, Zé Claudio e Maria do Espirito Santo.

T3

 

Turmas: Aos sábados e domingos

Endereço: UNIFESSPA Campus I, na cidade de Marabá/PA

Telefone: Caira (94)92225479 e Diemison (94)92448091

Informe do Cursinho Popular Emancipa Marabá-PA

O ano de 2013 foi um ano de muita luta no Cursinho Popular Emancipa Marabá, vencido com muita garra. Em 2013 o grupo contou com 25 pessoas construindo o Emancipa, entre professores e coordenadores o que foi de suma importância pra que o projeto andasse. Como regra Nacional do Cursinho Popular Emancipa, durante todo o ano letivo não foram cobradas taxas dos alunos, sendo totalmente gratuito.
Além dos conteúdos didáticos exposto em sala aos alunos do Cursinho, durante o ano em períodos programados, foram realizados simulados com o intuito de avaliar e fortalecer o conhecimento dos alunos. Já os professores e coordenadores passaram por formações na área da educação visando o aperfeiçoamento dos mesmos. Outras atividades realizadas foram os debates sobre temas nacionais e regionais que contribuíram para formação política dos alunos e professores.
Iniciamos nosso projeto com uma turma de 50 alunos, dos quais 23 concluíram. Como resultado dos esforços de todos, obtivemos oito aprovações em universidades públicas, sendo 5 aprovações na UNIFESSPA, duas na UEPA, um aluno com Bolsa integral pelo Prouni em instituição particular e duas aprovações em universidades de outros estados. Consideramos um ótimo resultado para o primeiro ano do Emancipa, com professores que viveram sua primeira experiência em sala de aula e coordenação do cursinho. Por isso, outra conquista foi a consolidação de um grupo de professores e coordenação que estão dispostos para 2014, desejando avançar mais. Nosso objetivo é dobrar esse número, formando duas turmas de 40 alunos.
As inscrições serão dia 22 de março de 2014 das 9:00 às 12:00 no Campus 1 da UNIFESSPA, sala 07. Início das aulas no dia 29 de Março. E no dia 15 de Março será realizado nosso primeiro Seminário de formação e organização às 14:00 no auditório do Campus 1 da UNIFESSPA.

Coordenação Emancipa Marabá PA

 

Comentários