Cursinhos da Rede Emancipa

Encontros de formação em educação popular da Rede Emancipa percorrem o país! Preparando educação e luta popular para 2019!

No último sábado, 23 de fevereiro, a Rede Emancipa realizou encontros de formação político-pedagógica em 5 estados: Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Há duas semanas outro havia sido realizado no Distrito Federal. Há encontros marcados e previstos também para o Pará e para o Rio Grande do Sul.

Em pauta a herança teórica da educação popular, nossas concepções pedagógicas e políticas, métodos de trabalho de base, ideias e políticas para combater o entulho histórico patriarcal, colonialista e racista entranhado na formação socioespacial brasileira bem como os fantasmas ditatoriais, autoritários e militaristas que seguem e voltam à carga com força diante da crise e da falta de alternativas democráticas e emancipatórias no país. Paulo Freire, Silvio Almeida, Angela Davis e formulações de ativistas e intelectuais orgânicos da Rede Emancipa e de movimentos sociais foram a base bibliográfica e teórica que inspirou esses debates de início de ano.

Ao final desses ciclos, os Encontros de Formação em Educação Popular devem reunir cerca de 600 educadores populares em todo o país para preparar não só as atividades da Rede Emancipa ao longo do ano – que envolvem cursos pré-universitários, a Universidade Emancipa, alfabetização de jovens e adultos, educação no cárcere, educação esportiva, educação feminista e antirracista, entre outras – mas, também, contribuir para formular um projeto de educação popular para o país que resgate o trabalho de base com o povo pobre, periférico e trabalhador como parte fundamental da estratégia de transformação social que o Brasil precisa.

Venha ser Emancipa! Espalhe as sementes a educação e da luta popular pelo país!

 

Comentários