Curso “Formação de Professores” ‹ Rede Emancipa

Cursinhos da Rede Emancipa

Curso “Formação de Professores”

O objetivo desse curso é realizar uma formação emancipadora e continuada de professores, tendo como público alvo prioritariamente estudantes e profissionais que atuam ou que pretendem atuar na educação popular, em cursos pré-universitários de modo geral e/ou na educação básica.

Buscamos promover um espaço de entendimento e debate para o exercício de atividades educadoras – que ultrapassem as fronteiras entre os âmbitos formal e não formal – norteadas pela necessidade de dar um sentido ao mesmo tempo reflexivo e prático às formas de conhecimento pedagógico. Nesse sentido, é preciso situá-los à necessidade de, por um lado, fortalecer o sentido público e crítico da educação. Por outro lado, buscamos desvelar os mecanismos da meritocracia, da reprodução da desigualdade econômica, das discriminações, do racismo, do machismo e das mistificações do conhecimento intelectual, que são expressões da naturalização do ensino capitalista e comprometido com projetos elitistas. Parte-se do entendimento de que é possível e necessário que os saberes se substancializem em intervenção e transformação da realidade social mais ampla. Como produtos dessas duas etapas, poderão ser indicadas atividades baseadas em vivências nos espaços dos cursinhos populares, elaboração de materiais para estudos e implementação de projetos. Assim, todos esses passos deverão se traduzir na formulação de alternativas concretas, aderentes ao projeto coletivo de apropriação de conhecimento, formulação de políticas transformadoras e emancipação.

Até agora, os professores Lisete Arelaro, Paulo Henrique Fernandes Silveira, Iracema Nascimento, Sônia Kruppa, Carmen Vidigal de Moraes, Isabel Rodrigues, Rosenilton Silva de Oliveira e Alvaro Bianchi já estão confirmados. Em breve disponibilizaremos maiores informações como quem será responsável por qual aula e a bibliografia prevista em cada uma.

Duração: 25h (10 aulas, de 2h30 cada uma)

Local: FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Rua Gen. Jardim, 522
Vila Buarque
São Paulo/SP

Conteúdo das aulas

  • 12/05 – Acesso à universidade e cursinhos populares
  • 26/05 – Gênero e educação
  • 23/06 – Educação Popular, Luta Popular e Paulo Freire
  • 07/07 – Por que existe escola?
  • 18/08 – Movimentos Sociais e Educação
  • 01/09 – Projeto Político-Pedagógico
  • 22/09 – Currículo e Emancipação
  • 06/10 – Escola e cárcere
  • 27/10 – Educação, Raça, Etnia, Classe
  • 24/11 – Disputa de hegemonia e educação

Horário: das 9h às 12h

[INSCREVA-SE]

 

Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem 70% ou mais de frequência.

 

 

Comentários